Twitter

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROJETOS DE TPV

TPV - SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA
A temática Saúde e Prevenção na Escola, vem desenvolvendo diversas ações na área de prevenção, uma delas foi trabalhar a temática gravidez na adolescência, para os alunos da EEEP Júlio França, que muito vem contribuindo para sensibilizá-los.



Temática Afro descendente

Desde o final do mês de abril do corrente ano, nosso grupo focou os trabalhos em montar uma peça teatral, ação esta já prevista no cronograma do projeto. Levamos algumas aulas para montá-la; outras para escolhermos os personagens, estes que foram baseados nos personagens de um programa da Rede Record de televisão: “ TODO MUNDO ODEIA O CRIS “, montada a peça, fomos passar aos ensaios, estes que aconteciam sempre em nossas aulas de TPV, nas segundas e quartas-feiras. Tudo ok, apresentamos a peça a comunidade escolar, em especial aos demais grupos de TPV e professores responsáveis. A peça foi um grande sucesso, aconteceu conforme planejado. Em anexo fotos desse grande momento, além da peça teve dança de carimbó, e uma encenação de como os negros se sentiam e viviam naquela época. Ao final os alunos ali na quadra de nossa escola fizeram questão de comentar sobre o que já tinham aprendido sobre a cultura Afro Descendente, e deram vários depoimentos. Tudo isto aconteceu no dia 23 de maio do corrente ano em nossa acolhedora escola. Em anexo fotos do evento. Agora nossos alunos estão indo as ruas de nossa cidade fazerem pesquisa sobre a auto-identificação. Mostraremos o resultado das pesquisas na culminância de nosso projeto agora no mês de junho.


PROJETO PETECA

O projeto peteca consiste na realização de um conjunto de ações voltadas para o estudo de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalho adolescente. O projeto tratará as questões do respeito, igualdade, honestidade e a valorização da pessoa numa visão humanística contribuindo em seu processo social, cultural, psíquico e emocional.


TPV - EDUCAÇÃO FISCAL

O grupo de TPV – Educação Fiscal – prima por entender, a partir de estudos teóricos e ações práticas, a temática em torno da qual se trabalha. No período de fevereiro a março, o grupo lançou mão de pesquisas e da criação de uma peça teatral que fora apresentada apenas aos professores responsáveis, pois os demais grupos estavam, no momento, apresentando seus projetos. Após a leitura de textos verbais, não verbais e de vídeos, o grupo começou a pôr em prática as ações pautadas pelo projeto.
Em abril, o grupo produziu e distribuiu folders de divulgação da temática. Ainda no corrente mês, o mesmo realizou uma palestra – com a superintendente da 3ª CREDE, a Sra. Erlane Munins - acerca da temática do projeto.

 TPV - RESPEITO A PESSOA IDOSA


Vendo a necessidade de se tratar um tema tão delicado e necessário,o grupo 6 de TPV ver a oportunidade de mostrar o quão é indispensável a questão da conscientização para com esse.
Inicia-se os estudos realizando um debates acerca da temática, afim de detectar algo de conhecimento prévio para com os integrantes do grupo,composto com alunos dos 1º anos Enfermagem, Informática e Fruticultura.
Após a sondagem o grupo desenvolveu ideias para a elaboração de um projeto que pudesse estimular a valorização da pessoa idosa dentro da sociedade.
Concluído a elaboração do mesmo, partimos para realização de atividades de estudos no intuito de nos aprofundarmos mais sobre o assunto e assim podemos realmente alcançar resultados viáveis.
Começa-se com a exibição de um vídeo,que enfatiza a relação atual de idosos e jovens, analisando com mais fluência tudo que se passa na relação dessas pessoas,identificando quais pontos teríamos que iniciar esse estudo. Logo após,visando o vídeo,propomos a elaboração de textos,poesias,cartazes e peça teatral que sensibilizassem as ideias previamente produzidas e estimulasse ainda mais a importância de se trabalhar tal temática.
Com isso foi preparado um momento,viabilizando a divulgação do projeto para a apresentação das atividades propostas pelo grupo para os demais grupos de TPV,afim de instigá-los e mobilizá-los em prol da importância do respeito ao idoso. No mesmo foi apresentado uma peça teatral, dinâmica e exposição de cartazes publicitários. O momento foi bastante proveitoso pois, além de estimular o próprio grupo,permitiu uma interação e socialização do tema entre os outros alunos.


TPV - MEIO AMBIENTE

Na disciplina Temáticas, Práticas e Vivências o grupo 04( grupo que trabalha sobre o Meio Ambiente) desencadeou algumas ações para proporcionar aos alunos momentos de interação com o meio ambiente em seus mais diversos momentos.
Após a colocação do gramado da escola, os alunos tiveram a iniciativa de fazer as placas de alerta “Não pisem a grama”, com isso chamaram a atenção para a preservação da qualidade do gramado.
Visita ao Horto Florestal: Com o intuito de adquirir mudas de plantas nativas a ser doadas para alguns alunos das outras temáticas, apresentar cartazes e parodias para os demais alunos, nesse momento fizeram a distribuição das mudas, esta atividade ocorreu em meados do mês de Abril.
O grupo organizou um mutirão para preparar o terreno onde começaríamos um subprojeto batizado pelos alunos de “Pomar ecológico”. Este consiste em ter nas dependências da escola um espaço reservado para a preservação do Meio Ambiente, onde os demais alunos possam ter acesso a este exemplo de ação, levando os mesmos a se conscientizarem tornando-se novos disseminadores da ideologia preservação do Meio Ambiente.
Esta última atividade foi seguida da divisão do grupo em subgrupos onde cada turma deverá cumprir as atividades referentes ao pomar até a data da culminância das “TPVs” que se realizará no final do mês de junho. Dentre as tarefas temos: placas com nomes científico e popular das plantas do pomar; entrada do pomar; plantio e cuidados com as mudas.


PARABÉNS PARA TODOS OS GRUPOS DE TPV POR SEUS TRABALHOS JÁ DESENVOLVIDOS E EM DESENVOLVIMENTO.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Diretor de Turma Rumo à Universidade Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons
Downloaded from Free Website Templates